terça-feira, 13 de agosto de 2013

A democracia na Grécia Antiga

Olá pessoal, vamos falar de um tema que surgiu na Grécia antiga e tem influência até os dias de hoje: O surgimento da democracia.

Primeiro vamos definir democracia: Democracia vem de do latim demo (povo) e kratos (poder), ou seja, poder do povo, ou poder controlado pelo povo. Mas como as pessoas participavam da democracia na Grécia Antiga?

Surgimento da cidadania
Antes de chegarmos a esse ponto, vamos, resumidamente, entender como se formou o conceito de cidadania em Atenas, ou seja, o conceito de participação da população na vida política.
No início, as Atenas era controlada por uma aristocracia dominada pelos Eupátridas (bem-nascidos). Eles eram grandes proprietários de terras, donos das terras mais férteis e os únicos a possuir participação política. Eles também eram os únicos a combater no exército, normalmente a cavalo. A partir do século VII a. C., com o aumento das guerras, formou-se uma infantaria (Hoplitas). Os Hoplitas eram formados majoritariamente por pequenos proprietários de terras, que junto com artesão e comerciantes passaram a exigir o direito de participar da vida política da cidade e o fim da escravidão por dívida. Assim, nascia a ideia de cidadania.

Surgimento das instituições democráticas
Devido aos protestos, os Eupátridas foram quase que obrigados a reformular toda a estrutura política de Atenas. Isso gerou várias reformas na cidade de Atenas:
O primeiro grande reformador é Sólon, escolhido por ser um eupátrida respeitado por várias classes sociais. Ele acabou com a escravidão por dívida e dividiu os cidadãos em 4 categorias de acordo com o grau de riqueza. Assim, os privilégios dos "bem-nascidos" seriam transferidos para os mais ricos.
Clístenes se orgulhava de Atenas ter um governo democrático e criou algumas instituições que facilitavam a participação do povo na política:
- Assembleia do povo ou Ekklésia: Discutiam-se todos os problemas que afetavam a cidade. Era composta por todos os cidadãos maiores de 18 anos.
- Conselho dos Quinhentos ou Bulé: Conselho composto por 500 cidadãos que preparavam os assuntos a serem discutidos. Eram eleitos por sorteio.
Péricles aprofundou as reformas democráticas de Atenas. Ele instituiu uma remuneração para quem participasse da política, permitindo que os mais pobres pudessem deixar ocupações por um tempo para participar da política. Antes, os cidadãos pobres que deixavam de produzir em suas terras para participar da política, acabavam acumulando dívidas, o que diminuia a frequência dos mais pobres na Ekklésia.

A democracia de Atenas não era para todos
Porém, nem todas as pessoas podiam participar da vida política de Atenas, porque apenas alguns eram considerados cidadãos. Para ser considerado cidadão ateniense era necessário ser homem, ter nascido em Atenas e ser filho de pai e mãe atenienses. Portanto, ficavam excluídos da participação política a maior parte da população grega, formada por mulheres, estrangeiros e escravos.
Vale lembrar que a economia da sociedade ateniense era majoritariamente agrária e tinha como mão-de-obra principal o trabalho escravo. A vida nas cidades era voltada para aos cidadãos atenienses, que vivivam na cidade participando da administração da mesma, e aos escravos que trabalhavam como funcionários públicos.

É isso por hoje pessoal. Provavelmente no próximo post sobre Grécia Antiga falarei melhor da estrutura democrática de Atenas e da sociedade Ateniense. Um abraço.

Bibliografia
Boulos Jr., Alfredo. História, sociedade e cidadania - 6° Ano. São Paulo: FTD, 2009.

Braick, Patrícia Ramos. Estudar História - Das origens do homem à era digital - 6° Ano. São Paulo: Moderna, 2011.


Imagem 1: http://4.bp.blogspot.com/-nqZ3TeY80ts/USUeB-TONfI/AAAAAAAAKyc/jZRq6yZ8xEo/s1600/democracia.jpg

Imagem 2: http://img.historiadigital.org/2013/02/Socrates-Democracia-Grega.jpg

3 comentários:

  1. Quem criou condições para que os pobres atenienses participassem da política?

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme, obrigado pelo comentário.
    No auge da democracia ateniense, o grau de riqueza não era exigência para votar, mas sim a cidadania. Para ser cidadão era necessário ser homem, filho de pai e mãe ateniense e ter nascido em Atenas, o que excluía a maioria da população.
    Porém, esse formato democrático se desenvolveu ao longo do tempo devido a pressão dos cidadãos de camadas mais baixas, o que provocou diversas reformas que favoreceram o surgimento das instituições democráticas, como descrito no texto.

    ResponderExcluir