sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Trabalhismo na Era Vargas

Oi pessoal,

Hoje vamos falar do trabalhismo durante a Era Vargas, que foi uma das bases da política populista imposta por esse presidente. Vale ressaltar que Perón, na Argentina, durante o mesmo período histórico, utilizou uma política em ralação ao trabalho muito parecida com a de Vargas.

Contexto do Trabalhismo
Desde que assumiu o poder do país, através da Revolução de 1930, Getúlio adotou uma política econômica voltada o crescimento industrial, baseada no nacional-desenvolvimentismo. Ele aumentou impostos sobre os produtos importados, gerou linhas de crédito para a implantação de indústrias e criou tributos sobre a agricultura para financiar a indústria nacional. Assim, a indústria cresceu de forma exponencial.
Isso gerou um aumento do operariado brasileiro em um momento de ebulição de ideias, pois anarquismo e comunismo eram correntes presentes no mundo inteiro, e o aumento do operariado brasileiro provocaria também o crescimento de reivindicações e questionamentos. Com isso, governo e industriais passaram a criar medidas para o controle da classe trabalhadora, que seria a partir de então tutelada pelo Estado.

O Trabalhismo
Desde a Constituição de 1934 os direitos trabalhistas vinham crescendo. A Constituição das Leis do Trabalho, aprovada em 1943, foi o ápice da política trabalhista.
No trabalhismo, Getúlio aprovou uma série de leis trabalhistas que beneficiavam os trabalhadores, mas que eram divulgadas quase que como um presente do líder para o povo. Porém, apesar de serem direitos importantes, essas leis serviam de instrumento de controle da classe trabalhadora. Com esses direitos, o trabalhador recebia também um forte controle sobre sua conduta e a desmobilização dos seus mecanismos de contestação.

O Trabalhismo a favor do governo
A política trabalhista de Vargas serviu para desmobilizar os trabalhadores, pois ele anulou, aos poucos os tradicionais canais de expressão da classe trabalhadora:

  • A partir de 1935, os sindicatos passaram a ser controlados pelo Estado. Delegados indicados pelo Ministério do Trabalho passaram a interferir na organização dos sindicatos.
  • A partir da implantação do Estado Novo, as greves foram proibidas e severamente punidas.
Além disso, só tinha acesso aos direitos trabalhistas o trabalhador sindicalizado, o que aumentava o controle sobre os trabalhadores, já que os sindicatos estavam a serviço do governo. 
O DIP era de fundamental importância nesse processo, pois o trabalhismo foi alicerçado por uma forte propaganda nacionalista, que valorizava o líder populista como protetor dos trabalhadores, buscando até mesmo descaracterizar a função dos sindicatos. Com o slogan "Trabalhador sindicalizado é trabalhador disciplinado", o governo procurava transformar os sindicatos, antes espaço de luta e contestação, em um mecanismo para a manutenção da ordem vigente.

É isso aí!! Até o próximo post.

Bibliografia
Braick, Patrícia Ramos. Estudar História - Das origens do homem à era digital - 9° Ano. São Paulo: Moderna, 2011.
Castro, Leonardo. A Era Vargas. Disponível em: http://novahistorianet.blogspot.com.br/2009/01/era-vargas.html. Acesso em 12/08/2013.

Imagem 1: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSphNNA1PRRi9g5F35OAHWUxEtJ0am8FxWLat3ILE_2DysAvQLP

Imagem 2: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSpe_pLiMaw3FV_rv09L2O2vZzaN6RrCgfClSVCyE0lF_QhjuUz

12 comentários:

  1. bem argumentado, mas , poderia explicar de forma mais objetiva por que o populismo de Getúlio Vargas ficou conhecido como Trabalhismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário.
      Não sei se podemos chamar o populismo de Vargas apenas de trabalhismo. O trabalhismo foi a base do populismo nos países da América Latina, mas acredito que o populismo agrega também outros fatores, como líder carismático, leis favoráveis à população apresentadas como presente do líder, gerar sensação de real participação política na população e política econômica para aumentar o poder de compra das massas. Vale lembrar que o trabalhismo afetava diretamente a população com carteira assinada, mas havia um grande contingente da população com trabalho informal, que também dava apoio irrestrito ao Vargas.

      Excluir
  2. kra serviu muito para meu trabalho de história........ as:kelle mello

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, me fez entender!


    Ass: Ryan!

    ResponderExcluir
  4. Então o populismo e o trabalismo serviram como um controle sobre o povo, principalmente os trabalhadores, mesmo com manifestações do povo contra o governo ?

    ResponderExcluir