domingo, 19 de setembro de 2010

Novos campos de investigação historiográfica: a literatura, o cinema e a arte



Ao longo do século XX, as sociedades e culturas sofreram diversas e seguidas mutações devido ao desenvolvimento tecnológico. Crenças antes classificadas como fundamentais e irrefutáveis passam instantaneamente a serem desacreditadas e classificadas como atrasadas. A historiografia também se alterou. Apesar de o documento imperar em nossa sociedade e todas as relações institucionais estarem voltadas para o "preto no branco", não é apenas com a escrita, ou melhor, com documentos oficiais que nos relacionamos na sociedade. Na Historiografia, a ênfase dada ao documento chega a ser preconceituosa, estabelecendo o advento da escrita como surgimento da história. Mesmo que a escrita impere, não podemos mais negar a importância de outras fontes para o estudo do imaginário, da cultura e das relações sociais. Nesse slide, vamos abordar três fontes que passaram a ganhar notoriedade no meio historiográfico: o cinema, a literatura e a arte. Apesar de criarem novas problemáticas metodologias, estes três campos enriqueceram o estudo historiográfico e trouxeram uma contribuição valiosa para a história. Vamos ao Slide:


Novos campos de investigação historiográfica a literatura, o cinema e a arte
View more presentations from Gabriel.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. antiga



    Realmente...há muitas possibilidades de pesquisas com outras fontes, que não sejam os documentos oficais. Exemplo notório e que vem ganhando espaço é a oralidade. Sou estudante de História e estou pensando em trabalhar com História Oral na minha monografia.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, você tem razão. A oralidade tem cada vez mais importância no estudo historiográfico. Ela é importante no estudo da história recente, de personagens ilustres dentro de uma comunidade e em campo de estudo com escala menor, como a história de um bairro por exemplo.
    Abraços!!

    ResponderExcluir